O Workshop eSocial ocorreu no dia vinte e três de agosto na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. A capacitação é uma iniciativa da Receita Federal e do TRT4, juntamente ao SESCON-RS, à Caixa Econômica Federal, ao Ministério do Trabalho, ao CRCRS e ao INSS. Ao longo do dia, houve quatro palestras:
- eSocial e EFP – Reinf. – Apuração de Tributos pela RFB.
Referente à Receita Federal, o palestrante foi do auditor fiscal Samuel Kruger, e tratou de assuntos como a diferença do eSocial, EDF- Reinf e DCTF WEB.
- eSocial – Um novo cenário para o FGTS.
Referente à Caixa Econômica Federal, o administrador César Augusto Gonçalves Perelló discursou sobre tipos de guias, GRF e GRRF ou juros.
- Tópicos trabalhistas do eSocial.
Referente ao Ministério do trabalho, o palestrante Fernando Cesar de Castro, Auditor do Trabalho, deteve-se na Terceirização, falando sobre as relações entre empregado e contratante e entre as empresas. Falou também sobre temas como Trabalho Temporário, Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e tempo no trabalho (horas extras).
- Qualificação Cadastral.
Referente ao INSS, a palestra deu-se através do Técnico do Seguro Social Sandro Garcia Castagnino, que exemplificou a relação entre o CNIS e os benefícios assegurados do INSS, trazendo também informações a respeito do Módulo de Qualificação Cadastral.
Ao decorrer do dia cada palestrante verbalizou sobre o impacto do eSocial na rotina. Intensificou também, que será um processo longo e instigante de agora em diante. Os debates transcorrem-se de forma esclarecedora fortalecendo o quão o eSocial é necessário para o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias de maneira organizada, unificada e ágil.