Prezados Clientes

Qual a importância da consulta de qualificação cadastral? O objetivo desse informativo é orientá-los a efetuar a consulta de qualificação cadastral no processo seletivo de seus colaboradores, pois existindo qualquer divergência entre as informações que constam na base de dados do CPF e CNIS será impeditivo para que o colaborador seja admitido na sua empresa.

Como fazer a consulta?

Para a realização da consulta a qualificação cadastral serão necessários os seguintes dados:

Nome completo

Data de nascimento

CPF

NIS/PIS/PASEP

A consulta está disponível no portal do eSocial através do link do site: http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml

Aparecendo a mensagem “Os dados estão corretos”, o funcionário está apto a ser admitido.

O que devemos fazer se houver divergências. Várias situações de divergência podem ser apresentadas no processo de consulta de qualificação cadastral. Destacamos abaixo alguns exemplos:

CPF: Existindo divergência em relação à situação do CPF (suspenso, cancelado, nulo, nome ou data de nascimento) será necessária a regularização junto à Receita Federal.

NIS/PIS/PASEP: Deve ser observada a orientação da mensagem, que irá encaminhar o comparecimento ao órgão competente (Receita Federal, Caixa Econômica Federal ou Previdência Social) para a regularização.

O que pode acontecer caso não regularize os dados? Orientamos a não fazer a contratação do colaborador, pois o eSocial não permitirá o cadastro, gerando multas pela admissão fora do prazo, além das previstas pelo não fechamento da folha de pagamento e encargos ( FGTS/INSS/IRRF ).